Questão sobre Cubismo (RESOLVIDA!)

Kokotos e Kokotas, nem eu acredito que é esse homem D-E–N-O-V-O aqui no blog!!

O Mestre dos Mestres… o Senhor Pablo Picasso! Um dos maiores nomes do Cubismo. Mulherego e muito muito popular no século XX (queria ser pop igual a ele! :P). Mas o assunto é outro, vou apresentar uma questão sobre o Cubismo resolvida e analisada.

Hoje vamos analisar uma questão do ENEM de 2011.


Questão sobre Cubismo:

Guernica, de Picasso: uma das principais obras do Cubismo
PICASSO, P. Guernica . Óleo sobre tela. 349 × 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937. Disponível em: http://www.fddreis.files.wordpress.com. Acesso em: 26 jul. 2010 (Foto: Reprodução/Enem)

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881–1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

A) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

B) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

C) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

D) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

E) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.


Resolução:

A primeira coisa a se fazer é: assistir a essa videoaula que eu fiz falando sobre o Cubismo!

Mas enfim, vamos aos comentários…

A pintura Guernica tanta retratar de jeito pictórico a invasão da cidade espanhola de mesmo nome pelas tropas alemãs. Ele mostra bastante do horror à angustia sofrida em um painel ENORME (huuuuge!).

Foi repintado várias vezes até Picasso achar a forma ideal de representar.

O painel é monocromático predomina tonalidades do preto e do branco.

MAS COMO EU VOU SABER SE A PROVA DO ENEM É PRETA E BRANCA???

Infelizmente isso é um conhecimento que deveríamos ter de casa, já que é uma obra muito importante. Mas não… Ficam nos enfiando Romero Britto goela abaixo, daí não aprendemos o essencial.

Outra grande característica do trabalho do Picasso é a perspectiva fraturada, ou seja, a ausência de profundidade. A obra se apresenta em primeiro plano, frontal ao espectador. Portanto, a alternativa correta é a letra A.


Por que as outras alternativas estão erradas?

B) Fala da forma “fotografia”. É uma pintura!

C) Perspectiva e sensação escultórica… Ele não usa perspectiva!

D) “Minimizando a dor humana”? É o contrário: enfatizando a dor humana.

E) Novamente a palavra “fotográfica”. Ô loco meu!


Kokotos e Kokotas, eu desejo a todos um beijo em primeiro plano bem cubista! Fui.

Mais de Professor JowJow

Dica de filme: O físico

E aí galera! Mais uma dica de filme ae, que faz referência...
Ler mais