Dualidade onda-partícula: em comum ou incomum?

a dualidade onda-partícula: fotografia de 3 ondas circulares na água

Salve queridões do MundoEdu!! Já ouviram falar na dualidade onda-partícula da luz né? Então te prepara que essa história começou como vou descrever no texto que segue. Te liga que tem a ver com aqueles famosos fenômenos ondulatórios….

A primeira dica que eu vou te dar para entender o conteúdo e assistir a minha videoaula gratuita sobre o assunto:

Videoaula sobre fenomenos ondulatórios

Ondas e partículas são coisas diferentes, embora não sejam ideias opostas.

Toda onda contem movimento de partículas. Porém, as características do movimento ondulatório são distintas das características do movimento de partículas. Ondas são formas em movimento, transportam energia sem transportar matéria. Ondas não se chocam, mas se cruzam e contornam obstáculos. Isso não ocorre com corpos materiais do mundo macroscópico.

No entanto, alguns fenômenos descobertos no final do século XIX e no inicio do século XX levaram os físicos a uma incomoda constatação. De que as ondas eletromagnéticas comportam-se, por vezes, como partículas e há partículas, como os elétrons que exibem também comportamento ondulatório.

Essas foram algumas das muitas descobertas que levaram os físicos a uma conclusão. De que o mundo, na dimensão microscópica, exibe propriedades inesperadas, que não se percebem no nível macroscópico. Para tentar explicar esses fenômenos, foram propostos novos modelos e novas teorias.

Assim, em 1923, o físico francês Louis de Broglie (1892 – 1987) propôs que todo corpo microscópico fosse, a um só tempo, onda e partícula. Sua teoria foi comprovada experimentalmente em 1927, quando se descobriu que:

Os elétrons sofrem difração, fenômeno tipicamente ondulatório.

Nesse mesmo ano, o físico dinamarquês Niels Bohr (1885 – 1962) formulou o principio da complementaridade segundo o qual, dependendo do experimento, a luz pode ter caráter corpuscular ou ondulatório.

Para finalizar, e entender os fenômenos ondulatórios, assista a minha videoaula sobre o tema:

Videoaula sobre fenomenos ondulatórios

Mais de Professor Vasco

Aquecimento Global

No dia 30/11/2015 ocorreu na França a COP21, a famosa conferência do...
Ler mais