Matemática Financeira

Na matemática financeira, temos dois sistemas de capitalização; os juros simples e os juros compostos. No sistema de capitalização simples (juros simples) a taxa de juros sempre é calculada sobre o principal (capital inicial). Já no sistema de juros compostos, a taxa de juros sempre é calculada no valor final de cada período.

Podemos afirmar, a partir dessa definição, que os montantes dos juros simples crescem em progressão aritmética (crescimento linear). Já os montantes dos juros compostos crescem em progressão geométrica (crescimento exponencial).

Embora os juros compostos cresçam exponencialmente, nem sempre seu montante será maior que os juros simples. Se um capital qualquer for aplicado a mesma taxa de juros nos dois sistemas, os juros simples serão mais rentáveis para um período inferior a um. Os juros serão iguais para um período igual a um e os juros compostos serão mais rentáveis para um período inferior a um. Parece meio estranho, mas o gráfico abaixo modela esse crescimento.

financeira

 

Da pra observar que antes do 1, a reta aparece acima da exponencial. Exatamente no 1, as duas curvas se interceptam e depois do 1, a exponencial está acima da reta.

Pode aparecer uma questão teórica sobre os sistemas de capitalização. Fiquem atentos não só nos cálculos, mas na teoria dos conteúdos também.

Tags do post
,
Escrito por
Mais de Prof. Gui

Razão e Proporção

Olá meus queridos do MundoEdu. Hoje é dia de estudar razão e...
Ler mais