Foucault com as Spice Girls

Wannabe Foucault

Salve, Salve pessoas do bem!!!

.

Realmente a zueira não tem limites nesse mundo da filosofia e da sociologia hehehehe. Estou chocado com a criatividade desse pessoal que cada vez traz coisas novas.

Passando os olhos pelo site da revista Galileu eu encontrei uma noticia que me deixou bem curioso, a possível relação do Foucault com um clipe das Spice Girls. Bom só o título já me deixou curioso e bem motivado.

.
Ao ler a reportagem descobri que um grupo de estudantes do primeiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, conseguiu explicar os conceitos de Michel Foucault de forma inusitada: com um clipe das Spice Girls, os caras trocaram a letra original da música por uma paródia muito bem feita sobre os conceitos de vontade e de poder em FOUCAULT… Achei o máximo!!! 😂

.

Assista o vídeo aqui!

.

O interessante é que esses dois conceitos são bem recorrentes na filosofia de Foucault e já foram questões do ENEM e tratados aqui no MundoEdu. Observe que na vídeo aula de Foucault ao falarmos de poder definíamos como uma relação que permeia todos os setores da sociedade e não somente no Estado. Na obra A ordem do Discurso e Microfísica do poder, o autor expõe a relação entre o saber e o poder nas relações sociais, bem como teoriza a cerca das amarras sociais desenvolvidas nessa interação.

.

Existe uma relação íntima entre o conhecimento e o poder dentro da coletividade.

.

Segundo o filósofo, o discurso que ordena a sociedade é sempre o discurso daquele que detém o saber. Além disso, ele identifica o sujeito como aquele que está sempre determinado pelas ideias emanadas pelos superiores, ou seja, pela classe que domina ideologicamente determinada sociedade.

.
Fica aqui as palavras o autor: “Temos consciência de que não temos o direito de dizer o que nos apetece, que não podemos falar de tudo em qualquer circunstância, que quem quer que seja, finalmente, não pode falar do que quer que seja. (FOUCAULT, 2004, p. 2)”

.

Para ele o exercício do discurso muitas vezes é determinado pelas forças dominantes que tiram ou restringem nossa liberdade de opinar ou simplesmente manifestar nossas vontades.
Num mundo onde cada vez mais temos que tomar um partido, um lado da força, ou você é A ou é B, fica muito difícil ou ate mesmo desafiador manifestar aquilo que realmente pensamos. Por isso deixo aqui um convite: não tenhamos medo de falar, de opinar, de termos uma capacidade critica frente ao mundo. Todas as vezes que dizemos ou afirmamos aquilo que pensamos temos a responsabilidade sobre nossas atitudes.

.

Seja crítico, saiba opinar, saiba escutar, saiba respeitar, seja tolerante e SEJA FELIZ…

Se você ficou com alguma dúvida, não hesite, pergunte!

.

Beijoss de luz!!

.

Gostou do texto do professor Betover? Compartilhe!

Mais de Professor Betover

O jogo de poder em House of Cards

Salve, salve pessoas do bem!!! Todos os #GuerreirosDoENEM que acompanham a nossa jornada...
Ler mais