Filme para estudar Artes para o ENEM

modliagini

Olá Kokotos e Kokotas. Hoje vou te passar uma dica de filme para estudar Artes para o ENEM. Iremos adentrar a 7ª arte com o filme “Modigliani – A paixão pela vida”.

O filme fala da vida, de modo romantizado, é claro, do grande pintor da Escola de Paris que deixou seu legado artístico. Pintava retratos inacreditáveis de mulheres com os olhos esfumaçados, digamos, ou com a ausência do detalhe.

Ele não pintava as pupilas porque dizia que não enxergava a alma da mulher, com exceção de sua linda esposa Jane. Além dos olhos, pintava pescoços alongados inspirados em máscaras africanas e cicládicas.

O filme se passa no século XX e mostra muitos dos conflitos com o mestre Pablo Picasso, aquele pintor que uma certa menininha da internet conseguiu confundir com Romero Britto. Não da né gente.

Picasso é um dos grandes mestres catalães da história.

Romero Britto é um “senta lá Claudia”.

Voltando ao filme, ele é, sem dúvida, um belo filme para ver e se emocionar. Além disso, a prova do Enem gosta dessa galera do século XX, então é bom sempre ficarem atentos!

Modigliani usava muitos tóxicos e bebia demais, isso acabou estragando muitas relações de amizades que ele tinha com outros pintores, incluindo Picasso que adorava um confronto. Houve uma exposição censurada em que Picasso foi só para debochar do amigo (ou inimigo, é difícil dizer).

As características do trabalho de Modigliani são bastante peculiares, possui elementos cubistas iguais a do Picasso. Porém, também carrega um ar de expressionista, com sombras carregadas, camadas de tinta sem muito acabamento e o uso excessivo dos pigmentos escuros, além da descaracterização do conceito do belo.

Assistam o trailer desse filme sensacional:

O gran finale inacreditável do filme obviamente não irei contar!

Kokotos e kokotas eu irei me despedir de vocês com um olhar sem olhos, por favor assistam o filmeeeeeeeeeeeeeeeeee beijão.

Mais de Professor JowJow

Mundo cão

Kocotos e Kocotas,vamos para a civilização antiga agora. Um pouquinho de curiosidades...
Ler mais