7 dicas para memorizar conteúdos para a prova do ENEM

Imagem ilustrativa: pessoa com expressão de confusão e medo

O ENEM é um prova ampla e precisamos de técnicas para memorizar conteúdos importantes. Precisamos estar preparados para, quando chegar o dia da prova, conseguirmos colocar tudo em prática.

Acontece que é muito difícil lembrarmos de tudo o que aprendemos ao longo do ano. Vamos imaginar que você comece o ano estudando as classes gramaticais. Como pode ser possível lembrar desse conteúdo em novembro?

E, mais grave ainda, como gravar fórmulas de matemática e física?

Sua “inteligência” será avaliada por um sistema que mede a quantidade de informações que você pode lembra. Isso pode ser um gravde problema. Você dependerá, muitas vezes, de sua capacidade de memória, que não necessariamente está relacionada ao seu conhecimento.

Mas, enquanto o sistema educacional não for aprimorado (e temos esperança de que isso aconteça), há algumas dicas para você conseguir reter, decorar ou memorizar mais conteúdos.

Vamos a elas!

1. Preste mais atenção!

Nossa memória é dividida em duas: informações válidas de serem gravadas e informações que nosso cérebro não dá tanta importância. Essas informações que não tem tanta importância costumam ser descartadas depois de certo tempo. Por exemplo, você não se lembra de exatamente tudo o que almoçou duas semanas atrás. Essa memória age no automático.

No entanto, se você teve algum evento importante há duas semanas, como uma formatura, casamento ou alguma festa em que você teve que preparar o alimento, provavelmente vai se lembrar do que comeu. Seu cérebro deu o devido valor àquilo.

2. Faça relações com o que você gosta

Já aconteceu de você estar fazendo uma prova e lembrar de algo que o professor falou?

Acontece com frequência dessa memória aparecer pois o jeito que o professor falou marcou você de alguma forma. Muitos professores de cursinhos costumam compor músicas ou fazer piadas com o conteúdo a ser memorizado. Tudo isso é válido. Assistir filmes sobre a 2ª Guerra Mundial ajudam, por exemplo, a memorizar este conteúdo.

É por isso que no MundoEdu trabalhamos com videoaulas divertidas. O objetivo é fazer com que o aluno consiga relaxar, ao mesmo tempo que estuda, e fazer relações com a sua realidade.

Além disso, para educarmos nosso cérebro a dar o devido valor ao conteúdo estudado temos que nos atentar a alguns exercícios como:

3. Revisar ajuda a memorizar conteúdos

Responda: quanto tempo você reserva por semana para estudar?

E agora: quanto tempo você dedica para fixar o conteúdo que estudou?

No final do dia de estudos revise o conteúdo estudado, há algumas formas de revisá-lo, como:

4. Faça resumos

Isso mesmo, fazer resumos é um passo importante para a memorização.

Mas resuma mesmo, não copie trechos, é muito importante que você escreva o conteúdo com suas próprias palavras.

Quando você reescreve o que entendeu, você escreve da forma que o seu cérebro sintetizou as informações e faz uma linha de raciocínio com as informações que recebeu.

5. Explique o conteúdo para alguém

Ao explica o conteúdo para algum colega, você também se obriga fazer uma linha de raciocínio para que o outro possa entender. Essa forma ajuda a memorizar as informações. Não há ninguém por perto para explicar? Não tem problema. Você pode explicar o conteúdo para si mesmo em voz alta.

6. Faça exercícios/simulados

Isso é muuuito importância. Não adianta aprender o conteúdo e não colocá-lo em prática. Reforçar o que foi aprendido aumenta bastante o valor a que a sua memória dará ao que foi aprendido. Pegue o material de apoio do que foi aprendido e treine. Treine muito.

7. Faça esquemas para memorizar mais conteúdos

Tudo é válido para lembrar do que foi aprendido. É legal que você saiba qual é a melhor forma para você memorizar. Materializar é é sempre uma boa pedida. Pode ser por post-its, mapas mentais, cartazes na parede do quarto, paródias e outros macetes.

Por exemplo: a fórmula de velocidade é: V = Vo + A.T e você pode memoriza-la com a seguinte frase: Vovô é Ateu.

Meus queridos, essa é a dica de hoje do MundoEdu.

Seguimos firmes rumo ao #TopoDoENEM. Um abraço e até mais!

Escrito por
Mais de MundoEdu

Escalas: Geografia ou matemática?

Professor, escala é geografia ou matemática? Está aí uma pergunta que eu...
Ler mais
  • Debora Aline Coelho Maia do nascimento.

    Amoooo tudo que vocês publicam para nos ajudar,foi assim que consegui minha bolsa para Pedagogia,mas infelizmente ou felizmente,hoje vejo que amo mesmo é a medicina,por isso farei um novo ENEM esse ano de 2017. #rumoaotopo !