Comentários 2ª prova SIMULADO: NATUREZA

Os comentários das questões de Ciências da NATUREZA do SIMULADO MundoEdu estão disponíveis! Os profs comentaram cada uma das questões de suas disciplinas. Veja abaixo:

QUESTÃO 91 – gabarito (D)

Questão onde o aluno deve aplicar ao mesmo tempo os conhecimentos de cinemática, como queda livre, e leis de newton. Lembrando, quando duas forças estão em equilíbrio a resultante delas é zero, e conforme a 1° Lei de newton, o corpo está em repouso ou MRU, logo se a resultante das forças sobre o esquilo é zero, então ele cai com velocidade constante.

QUESTÃO 92 – gabarito (D)

O complexo de Golgi é a organela que forma vesículas com substâncias para exocitose, além de fazer o endereçamento de vesículas para organelas, para a membrana e a geração de lisossomos.

QUESTÃO 93 – gabarito (A)

A flotação consiste em separar  líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção.

Quando adicionamos Sulfato de Alumínio em meio básico, ocorre a formação do Hidróxido de Alumínio formando partículas em suspensão na água, as quais as impurezas presentes no meio aderem facilitando a sua remoção. Este processo é chamado de floculação. Sendo este o método de separação comumente usado para separar o hidróxido de alumínio (não o sulfato de alumínio como afirma o texto) com as impurezas aderidas, da água, permitindo assim uma decantação mais rápida.

QUESTÃO 94 – gabarito (C)

Questão onde o aluno deveria aplicar os conceitos de calor e efeitos das trocas de calor. Devido ao alto calor específico da água, ela precisa de bastante energia para que ocorra a sua evaporação. Quando a mesma passa pelos poros da garrafa e chega na parte externa, para que ocorra a sua evaporação é necessário trocar uma grande quantidade de energia, devido ao seu elevado calor específico. A massa que evapora, retira energia do restante do líquido, por isso ocorre o resfriamento.

QUESTÃO 95 – gabarito (C)

O fragmento do romance de Oliver Sacks relata  a obtenção de O2 e H2 através da eletrólise da água. Dentre as alternativas, a obtenção de alumínio a partir da bauxita é o único processo industrial que utiliza a eletrólise.

QUESTÃO 96 – gabarito (E)

Vacinas agem como um “simulado” da doença, estimulando os linfócitos B a produzirem anticorpos e formarem células de memória para que a futura infeção seja contida mais rapidamente.

QUESTÃO 97 – gabarito (A)

A função amida pode ser obtida pela reação entre um ácido carboxílico e uma amina, como por exemplo:

R – COOH  + H2N – R’ →  R – CO-NH – R’ + H2O

Dessa forma, a função amida será obtida pela reação do grupo amino da glicina ou taurina com o grupo carboxila do ácido fólico, opção A.

QUESTÃO 98 – gabarito (C)

A exigência da questão está relacionada aos conceitos iniciais de ondulatória e também aos fenômenos ondulatórios. Para resolução o aluno deve lembrar que o efeito Doppler é uma variação da frequência da onda, devido o movimento relativo entre fonte de ondas e receptor.

QUESTÃO 99 – gabarito (B)

Considerando a necessidade de um contínuo desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, com vistas à manutenção e melhoria da qualidade de vida em todo o globo, torna-se imperiosa uma nova conduta química para o aprimoramento de técnicas e metodologias, com a geração cada vez menor de resíduos e efluentes tóxicos. Esta filosofia, conhecida como Química Sustentável ou Química Verde pode ser definida como “a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente”. Assim, objetiva-se a redução do risco por meio da minimização ou mesmo eliminação da periculosidade associada às substâncias tóxicas, em detrimento da restrição de exposição às mesmas. Dado que a Química Verde visa o desenvolvimento de tecnologias e materiais incapazes de causar poluição, idealmente, a sua aplicação pode promover a passagem da abordagem tradicional de “comando e controle” à desejável “prevenção” de poluição, tornando desnecessárias as remediações dos impactos ambientais frequentemente observados na atualidade. Embora existam grandes impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas e geotérmicas, elas não ferem as normas da Química Verde citados no texto. Porém, termoelétricas geram energia a partir de reações químicas de combustão, o que faz com que elas emitam grandes quantidades de óxidos gasosos na atmosfera, que podem ser nocivos à saúde humana.

QUESTÃO 100 – gabarito (C)

O item (1) fala sobre resfriamento, que está relacionado à mudanças de temperatura;  o item (2) fala sobre o corte de alimentos para cozimento, que aumenta a superfície de contato; e o item (3) fala sobre o uso de enzimas, que são catalisadores biológicos.

QUESTÃO 101 – gabarito (B)

Fungos são eucariontes heterótrofos com parede celular de quitina. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. Você não precisa saber mais do que isso para resolver a questão, mas se tiver interesse em pesquisar a doença só por curiosidade, ela se chama ferrugem.

QUESTÃO 102 – gabarito (D)

A exigência da questão está relacionada aos conceitos iniciais de ondulatória e também aos fenômenos ondulatórios. A questão faz referencia a mudança de meio ocorrida pela onda de ultrassom e também um reflexo que ocorre com a mesma, a mudança de meio é chamada de refração ( e há mudança na velocidade de propagação da onda), e o reflexo ocorrido pela onda é chamado de reflexão, no caso de uma onda sonora chamamos esse reflexo de ECO.

QUESTÃO 103 – gabarito (D)

A floresta amazônica e a mata atlântica são dois biomas de floresta úmida no Brasil, mas a Amazônia é situada numa planície rica em rios enquanto a Mata Atlântica é situada em região de serra.

QUESTÃO 104 – gabarito (E)

A reação (1) é uma reação de dissociação iônica do bicarbonato de sódio, onde tem como produtos íons sódio e bicarbonato; A reação (2) é uma reação de decomposição do ácido carbônico, resultando em moléculas de água e formação do gás carbônico; E a reação (3) é uma reação de síntese dos íons bicarbonato e H+ gerando a formação do ácido carbônico; Por fim, a reação (4) é uma reação de ionização de um ácido com 3 hidrogênios ionizáveis. Dessa forma, a ionização ocorre na Reação (4), a dissociação iônica está representada pela reação (1), a formação do ácido está representada pela reação (3) e a liberação do gás está representada pela reação (2), opção correta E.

QUESTÃO 105 – gabarito (B)

O CO2 atmosférico reage com a água formando H2CO3 (ácido carbônico). O ácido então reage com o CaCO3 (carbonato de cálcio) da concha e do esqueleto calcáreo, prejudicando esses animais.

QUESTÕES 106 – gabarito (C)

A questão requer que o aluno aplique seu conhecimento sobre os conceitos fundamentais de ondas. Para a resolução dessa questão, temos que lembrar sobre a velocidade das ondas sonoras, no ar, todas as frequências sonoras, independente da fonte, propagam-se com a mesma velocidade.

QUESTÃO 107 – gabarito (C)

O texto fala que o uso de antibióticos gera resistência nas bactérias que não morrem com o uso do medicamento, implicando na ação do meio modificando o indivíduo e na transmissão dessa modificação para a prole. A lei do uso e desuso diz que modificações derivadas das necessidades impostas pelo ambiente são transmitidas à descendência. A seleção natural, por outro lado, diz que indivíduos que já são naturalmente resistentes sobrevivem ao ataque e se reproduzem, transmitindo a resistência para a prole.

QUESTÃO 108 – gabarito (D)

No enunciado, foi dito que , o antimônio possui 50 prótons. Analisando o gráfico, é possível observar que os isótopos estáveis do antimônio possuem de 62 a 74 nêutrons, ou seja, possuem entre 12 e 24 nêutrons a mais que o número de prótons.

QUESTÃO 109 – gabarito (C)

Para calcularmos o consumo de energia devemos avaliar a potencia do aparelho e o tempo de uso, conforme será calculado na equação abaixo. O tempo de uso, tem que ser cuidado pois são 4 pessoas usando diariamente por 15min durante 20 dias, o que nos dá um tempo total de 20h, do citado aparelho. Segundo os dados na conta de luz, o valor do quilowatt-hora é de R$ 0,50 mais o acréscimo de 25% de imposto de ICMS. Então para calcularmos o valor a ser pago devemos realizar o calculo abaixo.

QUESTÃO 110 – gabarito (A)

O Trypanosoma cruzi é captado no sangue pelo barbeiro, que não é um mosquito. Pessoas que contraíram a doença não podem doar sangue para não passar diretamente através do sangue a forma contaminante do protozoário.

QUESTÃO 111 – gabarito (A)

Questão onde o aluno deve aplicar os conhecimentos de hidrodinâmica, calorimetria e correntes de convecção. Devido a diferença de calor específico da água e da areia, mas mesmas apresentam variações de temperaturas diferentes durante o dia e a noite, fazendo com que o ar sobre a água ou sobre a areia apresentem variações diferentes de temperatura. Vale lembrar que o fluido de maior temperatura, por ser menos denso, apresenta movimento vertical ascendente.

QUESTÃO 112 – gabarito (E)

Como todo o DNA da criança veio do pai e da mãe, se a criança apresenta alguma banda que a mãe não possui, essa banda só pode ter vindo do pai. No caso, a criança possui a banda 15 e a mãe, não. Portanto, o pai precisa possuir a banda 15.

QUESTÃO 113 – gabarito (C)

A questão requer que o aluno aplique seu conhecimento sobre os conceitos fundamentais de ondas. Para a resolução dessa questão, temos que lembrar sobre a velocidade das ondas sonoras, no ar, todas as frequências sonoras, independente da fonte, propagam-se com a mesma velocidade. Semelhante aplicação a questão anterior.

QUESTÃO 114 – gabarito (B)

Quando ingerimos refrigerantes ocorre o diminuição do pH do biofilme ,pois o meio fica mais ácido favorecendo o aumento da concentração de íons H+ equilíbrio para a direita. B H+ reage com as hidroxilas OH−, deslocando o equilíbrio para a direita.

QUESTÃO 115 – gabarito (B)

A quantidade de cálcio recomendada por dia é igual a 1000 mg. Sabendo que 40 g de cálcio contém 6 x 1023 átomos, deve-se fazer a proporção (com regra de três)

QUESTÃO 116 – gabarito (C)

A mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular, fazendo o ciclo de Krebs na matriz mitocondrial e o transporte de elétrons na membrana interna.

QUESTÃO 117 – gabarito (E)

Os fosfolipídios possuem uma estrutura externa que é hidrofílica e uma estrutura mais interna que é hidrofóbica. Com isso, eles são caracterizados como estruturas anfifílicas, pois em meio aquoso formam os lipossomos onde a parte hidrofílica se volta para fora e a parte hidrofóbica fica confinada e isolada do meio.

QUESTÃO 118 – gabarito (D)

Para a resolução do problema, devemos lembrar da Lei de Ohm, e usar a equação associada a lei: U = R . i

QUESTÃO 119 – gabarito (C)

A redução na população dos consumidores terciários no topo da cadeia significa um alívio na predação dos consumidores secundários, fazendo com que sua população aumente e eles passem a devorar mais consumidores primários. Com a diminuição na população de consumidores primários vem uma diminuição na herbivoria e a população de produtores pode aumentar.

QUESTÃO 120 – gabarito (A)

Na questão há a exigência de fazer o aluno identificar as conversões energéticas e identificar as formas de energia. Vale ressaltar que energia cinética é aquela associada ao movimento, e ela pode ser transformada em energia elétrica por meio de dispositivos conhecidos por dínamos.

QUESTÃO 121 – gabarito (A)

O Protocolo de Montreal foi um tratado internacional cujo objetivo era fazer os países se comprometerem a acabar e substituir o uso do CFCs e de outras substâncias que contribuem para a destruição da Camada de Ozônio.
Após o tratado, cientistas intensificaram as pesquisas e descobriram que o isobutano, o butano e o propano podem substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.

QUESTÃO 122 – gabarito (D)

A exigência da questão está relacionada aos conceitos iniciais de ondulatória e também aos fenômenos ondulatórios. Para resolução o aluno deve lembrar que o efeito Doppler é uma variação da frequência da onda, devido o movimento relativo entre fonte de ondas e receptor, além do que, qualquer tipo de onda pode apresentar este fenômeno.

QUESTÃO 123 – gabarito (B)

QUESTÃO 124 – gabarito (B)

Primeiro você deve montar a reação de combustão. Depois a questão pode ser resolvida com uma regra de três de acordo com a estequiometria da reação.

QUESTÃO 125 – gabarito (A)

A menor diferença entre a pressão de O2 faz com que a saturação de oxigênio no sangue seja reduzida, estimulando a produção do hormônio eritropoietina no rim, que age na medula óssea levando ao aumento na produção de hemácias.

QUESTÃO 126 – gabarito (A)

A exigência da questão está relacionada aos fenômenos ondulatórios. Para resolução o aluno deve lembrar que o efeito relacionado a mudança de meio é a refração, onde há mudança na velocidade de propagação da onda e no seu comprimento. No caso da refração luminosa o desvio sofrido pelo raio vai depender do ângulo com que essa onda incide na superfície de separação dos meios.

QUESTÃO 127 – gabarito (A)

A instalação de espelhos que reflitam os raios infravermelhos seria extremamente custosa e ineficiente.

QUESTÃO 128 – gabarito (D)

Como as moléculas desse fármaco são dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume de um total de 5 litros, logo são 0,6 x 5 = 3 litros de plasma. Sendo a concentração máxima de 4 mg/L para que não haja hemorragia, a quantidade máxima de varfarina é de 4 mg/L x 3L = 12 mg. Como a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL, podem ser administrados até 12 mg : 3 mg/ml = 4 ml desse medicamento.

QUESTÃO 129 – gabarito (D)

As flores com néctar possibilitaram interações e coevolução com centenas de insetos, aves e mamíferos polinizadores, que aumentam a eficiência da polinização.

QUESTÃO 130 – gabarito (C)

É necessário calcular, para cada combustível, a quantidade de CO2 produzida na obtenção de 1000 kJ de energia. Você verá que o combustível que libera maior quantidade de CO2  para uma mesma energia obtida é a glicose, C6H12O6, opção C.

QUESTÃO 131 – gabarito (A)

Para resolução, a questão exigiu os conhecimentos sobre formação da imagem no olho humano e problemas relacionados a visão.

QUESTÃO 132 – gabarito (E)

Leguminosas (família Fabaceae) como feijão, soja, ervilha e lentilha possuem bactérias fixadoras de nitrogênio em associação com suas raízes, o que aumenta a quantidade de nitrogênio no solo que pode ser utilizado por outras culturas.

QUESTÃO 133 – gabarito (E)

A questão está se referindo a assuntos de Hidrostática, vale lembrar do famoso trio hidrostático: A lei de Stevin afirma que a pressão hidrostática varia, em um recipiente, linearmente com a profundidade no líquido. Já a lei de Pascal afirma que fluidos tem uma capacidade de transmissão de pressão, e a Lei de Arquimedes diz que um corpo quando imerso totalmente ou parcialmente em um fluido, recebe deste uma força vertical para cima denominada Empuxo, que tem a mesma intensidade do peso de líquido deslocado pelo corpo.

QUESTÃO 134 – gabarito (D)

Combustão ou queima é uma reação química entre uma substância, denominada combustível e um gás, o comburente, geralmente o oxigênio. Em uma reação estequiométrica ideal de um hidrocarboneto são formados apenas CO2 e H2O.

Dessa maneira, a equação que representa a combustão completa do octano é:

C8H18 + 25/2 O2 → 8 CO2 + 9 H2O

A equação mostra que, para cada mol de octano, há o consumo de 25/2 mol de O2, ou 12,5 mol de O2.

QUESTÃO 135 – gabarito (C)

Questão que exigiu do aluno conhecimentos de Eletrostática, e aplicar também Lei da Inércia para resolução do calculo. Como a gotícula movimenta-se com velocidade constante, então pela lei da inercia, concluímos que a força peso está sendo equilibrada pela força elétrica, ou seja, são forças de mesmo módulo, mesmo valor.

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