Comentários 1ª prova SIMULADO: LINGUAGENS

Os comentários das questões de LINGUAGENS do SIMULADO MundoEdu estão disponíveis! O prof. JowJow e a prof. Dani comentaram cada uma das questões de suas disciplinas. Veja abaixo:

QUESTÃO 1 – gabarito (C)

Comentário: Independente de qual Deus era representado na arte egípcia, a lei da frontalidade e o antropozoomorfismo eram características recorrentes na pintura.

QUESTÃO 2 – gabarito (A)

Comentário: Esse tipo de questão é bem comum nas provas do ENEM: propagandas, intertextualidades, texto verbal e não verbal. Uma questão fácil e que não deixa dúvidas, afinal são alternativas muito “sem sentido” em relação ao significado do anúncio.

QUESTÃO 3 – gabarito (E)

Comentário: Há muitas questões no ENEM que tratam das variações da linguagem. É muito importante reconhecer os tipos de variações. No caso da letra E, temos uma português chamado de arcaico, ou seja, o arcaísmo: palavras que já estão em desuso no cotidiano.

QUESTÃO 4 – gabarito (A)

Comentário: A redução de línguas indígenas prejudica o nosso histórico linguístico.

QUESTÃO 5 – gabarito (C)

Comentário: A polissemia é questão comum no ENEM. Polissemia significa vários sentidos, ou seja, a palavra balanço tem a ideia de balançar-se e também de avaliar-se.

QUESTÃO 6 – gabarito (D)

Comentário: A primeira pintura trata de uma obra futurista pintada por Gino Severini que contém ideia de movimento, cores mais abertas (uma paleta mais clara) e uma atmosfera de Cabaret . Já a segunda pintura é da fase do cubismo analítico de Pablo Picasso que é extremamente facetada, com cores terrosas e ausência de profundidade; além disso, é menos poluída visualmente.

QUESTÃO 7 – gabarito (D)

Comentário: A única alternativa que apresenta mesóclise é a alternativa D. Mesóclise significa o pronome no meio do verbo. O “la” está no meio.

QUESTÃO 8 – gabarito (D)

Comentário: Devemos observar as questões que pedem pressupostos, subentendidos ou inferências, pois significam que há algo além do que está aparente. É o caso desta questão. Nas últimas linhas da entrevista temos a resposta.

QUESTÃO 9 – gabarito (A)

Comentário: Questão que exige observação de gráfico. Nesse caso, é apenas questão de calma e visão. Observar os pontos máximos das linhas horizontais e fazer a comparação com a relação da idade.

QUESTÃO 10 – gabarito (B)

Comentário: Uma questão clássica de interpretação. Apenas observar as palavras que melhorar se encaixam naquilo que o enunciado pede. Observar a palavra “sugerem” no enunciado. Entende-se perfeitamente que a questão da roupa e da parte visual não é a coisa mais importante para a cantora.

QUESTÃO 11 – gabarito (C)

Comentário: É uma obra barroca pintada por Caravaggio com variação tonal e expressividade latente, reparem no rosto da górgona medusa que foi amaldiçoada por Afrodite e não por Poseidon como fala erroneamente na letra B.

QUESTÃO 12 – gabarito (B)

Comentário: Questão certa no ENEM: redes sociais e seus contextos variados. Esse texto faz uma referência às redes sociais e a uma canção. A resposta fica evidente nas três últimas linhas do texto. Relação entre o real e o imaginário. A resposta fala em idealização exacerbada ( ou seja, exagero).

QUESTÃO 13 – gabarito (A)

Comentário: Questão de referência textual. Sempre aparece pelo menos uma questão sobre coesão, coerência e referentes. De certa maneira, são questões fáceis, pois é só retornar ao texto e confirmar as alternativas.

QUESTÃO 14 – gabarito (B)

Comentário: Questão que faz uma comparação com duas ideias artísticas: literatura e arte plástica. Sempre leve em consideração as temáticas usadas nas questões. São duas estéticas que tratam da memória. Ler as fontes: essa é a melhor dica em um caso como esse.

QUESTÃO 15 – gabarito (B)

Comentário: Mais uma questão certa no ENEM: gêneros textuais. Precisamos diferenciar os gêneros e, naturalmente, saber quais características se destacam e quais são os principais objetivos de cada gênero. Como a questão apresentou um classificado, sempre é bom destacar os adjetivos daquilo que eu quero que seja vendido.

QUESTÃO 16 – gabarito (B)

Comentário: O paralelismo sintático serve para reforçar as ideias. É o que acontece com a expressão “ a gente se acostuma”

QUESTÃO 17 – gabarito (E)

Comentário: Observar que nas questões literárias, sempre é importante levar em consideração algumas coisas, como as metáforas e a forma como os narradores se expressam nos textos. Nesse trecho do romance Infância, de Graciliano Ramos, conseguimos perceber a dolorosa vida do narrador-personagem. Observar também o enunciado. No Enem, uma das formas de encontrar a resposta de maneira mais rápida é através do ENUNCIADO. Observar a expressão “ o impacto da doença”. A resposta aparece justamente nas últimas linhas com os apelidos da mãe.

QUESTÃO 18 – gabarito (C)

Comentário: As pirâmides são patrimônios culturais materiais assim como Zigurates. A Cleópatra não é um patrimônio é uma pessoa assim como o rio Nilo é um elemento da natureza que não foi criado pelo homem. A cerveja é um patrimônio imaterial porque trata-se de um conhecimento adquirido e passado de geração em geração, possuindo uma maneira de fazer especifica dela; a pintura também possuía esse mesmo conceito.

QUESTÃO 19 – gabarito (B)

Comentário: Questão sobre o Modernismo (Mário de Andrade). O enunciado exige o reconhecimento das questões linguísticas com relação à identidade nacional. As costureiras representam essa identidade do povo brasileiro, essa brasilidade.

QUESTÃO 20 – gabarito (E)

Comentário: ambas as obras são do escultor Bernini do período barroco e possui expressividade e dramaticidade vista na expressão do rosto das duas figuras ,”o êxtase de santa Teresa” e seu “auto retrato”

QUESTÃO 21 – gabarito (E)

Comentário: Sempre é importante, como já dissemos, relembrar as variações linguísticas. Essa é uma questão de que trata isso. No caso, e de forma bem clara no enunciado, temos palavras de outra língua = estrangeirismo (sem alteração).

QUESTÃO 22 – gabarito (C)

Comentário: É mais uma questão frequente, ou seja, não dá para apenas ler só o texto, ou só o gráfico. É preciso “cruzar” as informações para conseguir responder à questão. Observe que, ao final do texto, há a informação “ um dos objetivos da propaganda é tornar o produto aspiracional”, ou seja, desejável.

QUESTÃO 23 – gabarito (B)

Comentário: Uma expressão que faz parte das estruturas gramaticais é o neologismo, que consiste em criar uma nova palavra a partir de outras já existentes. Questão fácil, já que “mamadeirar” não existe, foi criada.

QUESTÃO 24 – gabarito (E)

Comentário: De novo a questão sobre variações da língua. A linguagem da internet (internetês) é uma forma de interação social, principalmente entre os jovens.

QUESTÃO 25 – gabarito (A)

Comentário: Concisão é uma questão de resumir. É exatamente o que é dito no texto.

QUESTÃO 26 – gabarito (B)

Comentário: Questão que pede o efeito de humor. Observar que o texto só tem humor, pois há uma ambiguidade da palavra “vai”. Lembrando que ambiguidade é duplo sentido. Dá para entender duas coisas: ou a estrada leva até São Paulo, ou a estrada está indo para São Paulo.

QUESTÃO 27 – gabarito (E)

Comentário: as figuras se apresentam a frente do espectador com ausência de profundidade ou primeiro plano, com lei da frontalidade. O personagem da esquerda e o da direita com antropozoomorfismo característico da arte egípcia.

QUESTÃO 28 – gabarito (C)

Comentário: Questão que explora o gênero artigo e suas argumentações. “ o colorido do quadro” isso é a relação da obra com seu carácter universal.

QUESTÃO 29 – gabarito (E)

Comentário: Uma questão de literatura em que há a comparação entre dois textos. Sempre observar as fontes e fazer associações com os autores, suas características e períodos literários. A questão traz texto de Castro Alves, poeta da 3ª geração romântica, responsável pela poesia social e condoreira. Já o texto 2 é de João Cabral de Mello Neto, que também , além de outras ideias, apresenta forte questões sociais.

QUESTÃO 30 – gabarito (B)

Comentário: Questão em que há a preocupação com os verbos. Mais uma grande possibilidade de prova. Há informação também nos verbos, já que as personagens estão interagindo.

QUESTÃO 31 – gabarito (D)

Comentário: O enunciado pede a “estratégia linguística” e isso se dá através da repetição de termos que depois são desenvolvidos.

QUESTÃO 32 – gabarito (C)

Comentário: Questão sobre Naturalismo (Aluísio de Azevedo). O enunciado já dá uma dica sobre a resposta. Importante lembrar que esse período literário está ligado diretamente às questões biológicas e científicas.

QUESTÃO 33 – gabarito (C)

Comentário: o menir é quando as pedras estão uma na frente da outra; cromlech é quando estão dispostas de maneira circular; e as ordens dórica e jônica são da Grécia e não na pré-história.

QUESTÃO 34 – gabarito (C)

Comentário: Questão que gênero textual. Lembrando sempre o objetivo do gênero e, lógico, prestando muita atenção ao enunciado. Entende-se que o leitor do texto é alguém que utiliza as redes sociais.

QUESTÃO 35 – gabarito (E)

Comentário: Questão de Modernismo (Cassiano Ricardo). O enunciado pede a crença do sujeito entre homem e seu tempo. Resposta está nos versos: “ sei que é preciso prestigiar a esperança”.

QUESTÃO 36 – gabarito (A)

Comentário: O enunciado pede questão “formal”, então precisamos prestar atenção às formalidades da escrita, à estrutura do poema e não ao seu conteúdo somente. São orações coordenadas ligadas por vírgulas.

QUESTÃO 37 – gabarito (B)

Comentário: a escultura romana possui a estátua equestre representando o imperador marco Antônio com a mão para cima (símbolo de poder), a estátua equestre começa a surgir com bastante força em Roma no período do império. Após, muitas das estatuas foram derretidas para fazer moedas. A segunda imagem é uma pintura rupestre com sobreposição de formas, que acreditava-se que era para dar uma ideia de movimento na representação naturalística e ritual da pré-história

QUESTÃO 38 – gabarito (E)

Comentário: O enunciado fala em envolver o leitor e, para isso, o uso de verbos e pronomes chama a atenção para esse envolvimento.

QUESTÃO 39 – gabarito (C)

Comentário: Questão de poesia comparando poemas. A questão da imitação se dá no fator pessimista dos poemas. O que leva a resposta. “seria uma rima, não uma solução”.

QUESTÃO 40 – gabarito (D)

Comentário: Questão sobre referência textual. Lembrando que uma progressão temática se faz, sobretudo, com o uso de termos que evitam repetições.

QUESTÃO 41 – gabarito (A)

Comentário: A primeira pintura é de David que, assim como os pintores neoclássicos, tinha como características: refazer os conceitos da pintura clássica, reviver pictoricamente os padrões da cultura Greco romana através da linha bem definida, ponto de fuga, profundidade e idealização da forma. A segunda pintura é de Caravaggio, possui linhas em diagonais, oposição de tons, expressividade contida mas existente e uma composição com planos não tão bem definidos como na pintura 1.

QUESTÃO 42 – gabarito (C)

Comentário: Escolha lexical equivocada é errar na escolha da palavra. Pessoa física não é quem faz exercícios físicos, mas sim que não é uma pessoa jurídica.

QUESTÃO 43 – gabarito (C)

Comentário: Texto de cunho informativo sobre práticas desportivas. Muito comum na prova do Enem. A reposta está na última linha do texto: “tirar proveito do erro como aprendizado”

QUESTÃO 44 – gabarito (C)

Comentário: Questões de anúncios publicitários são frequentes no ENEM. Precisamos cuidar três coisas “básicas”: verbos, pronomes e as imagens. No caso da questão, como o texto quer atingir um interlocutor específico, o uso do pronome “você” é a resposta da questão.

QUESTÃO 45- gabarito (B)

Comentário: o arco botante do gótico permitia maior leveza nas paredes. Diferentemente da arquitetura românica que, era mais pesada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!!! ♥

Escrito por
Mais de MundoEdu

Como recuperar a senha do ENEM 2015

Esqueceu a senha, cabeção?  Se liga no passo-a-passo! Evite deixar para recuperá-la...
Ler mais
  • Gaby Souza

    não consigo fazer o download do simulado. alguém poderia me passar?