Arte no Paleolítico

Arte pré-histórica e ritualística

Olá Kocotos e Kocotas do meu querido MundoEdu!!

Vamos adentrar a arte na maneira mais primitiva possível que existiu antes de tudo que se sabe, se vê, se come e se veste. Vamos ao Paleolítico!

A arte do Paleolítico, tema que pode cair no ENEM, refere-se ao início da história da arte e a mais antiga produção artística de que se tem conhecimento pois situa-se na Pré-História, o Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a.C.

Os temas da arte paleolítica focam, acima de tudo, em elementos do seu meio-ambiente,como o reino animal, principalmente o alvo da sua caça 🐘 – eles pintavam os animais com flechas porque acreditavam que isso capturaria o espírito do animal.
A pintura que é a passagem da tridimensionalidade para um plano bidimensional, que resulta, inicialmente, em representações de grande naturalismo e realismo.

cena-de-caca-pre-historica

O Homem faz também uso de rochas, pedaços de osso ou madeira que se assemelhem a um determinado animal, tirando partido dessa associação e das características pré-existentes do suporte para criar uma escultura ou relevo (por vezes também associando a pintura).
Mais tarde, quando começa a fazer desenhos sobre si próprio e o mundo que o cerca, passa progressivamente a representar imagens idealizadas, ao invés de simplesmente imagens observadas. A partir deste momento começa a aproximar-se cada vez mais da sintetização dos elementos e da sua esquematização simbólica (como o caso das estatuetas femininas onde se realçam as características da feminilidade em linhas simples).

Portanto, no paleolítico a arte é extremamente ritualística e não existe ainda um pensamento artístico desenvolvido como irá ocorrer no neolítico.

.

Assista à minha aula sobre a arte no paleolítico e no neolítico.

.
De um modo geral, a hipótese mais defendida sobre o objetivo da arte paleolítica é a que os primeiros objetos de arte não eram utilitários ou adornos, mas uma tentativa de controlar forças sobrenaturais e, segundo especulam os arqueólogos, obter a simpatia dos deuses e bons resultados na caça. Considerando que as pinturas descobertas em cavernas se encontram em locais de difícil acesso, e não ao olhar de todos, pode-se supor que o objetivo não é proporcionar uma imagem impressionante acessível a todo o grupo, mas antes seguir um ritual mágico.

.

Gostou do texto do professor JowJow? Compartilhe com os colegas! 😘

Mais de Professor JowJow

Dica de filme: O físico

E aí galera! Mais uma dica de filme ae, que faz referência...
Ler mais