A ciência das lentes

Galileu Galilei

Olá, meus queridões do MundoEdu. Hoje vamos falar sobre as lentes, a ciência das lentes.

Em algumas pirâmides do Egito, foram encontrados espelhos do ano de 1900 a.C. A bíblia, no livro do Êxodo (38:8), de cerca de 1200 a.C., aponta que Bezalel, por ordem de Moisés, construiu e decorou o tabernáculo com ofertas da comunidade. Entre elas, havia “os espelhos das mulheres”.

Em relação as lentes, os registros são mais recentes.

Em 1885 foi descoberta nas ruínas do palácio do rei Senaqueribe (708 – 681a.C.) da Assíria uma lupa de quartzo de cerca de 10 dioptrias. 10 dioptrias equivalem a 10 graus. Os romanos, segundo o historiador Plínio (Caius Plinius Secundus, 23-79), fabricavam vidros queimadores, isto é, lentes para fazer fogo com o auxilio do Sol.

O filósofo romano Sêneca (4a.C. – 65d.C.) já havia notado que um globo de vidro cheio de água servia para aumentar o tamanho das coisas. Nas ruínas de Pompéia, cidade romana destruída pelo Vesúvio no ano de 79d.C. foi encontrada uma lente convergente.

Os chineses fabricavam vidro desde o século VI a.C. Eles também conheciam lentes de aumento e de diminuição além dos vidros queimadores. No século X, já moldavam lentes utilizando cristal de rocha natural.

No ocidente, o estudo da ótica e das lentes começou a se desenvolver no século XIII.

Os estudos tiveram início com o filósofo inglês Robert Grosseteste (1168 – 1253). Grosseteste foi um intelectual franciscano, interessado por todas as ciências. Estimulado pelo trabalho do árabe Al Haythan, Grosseteste estudou a reflexão e a refração da luz além da formação do arco-iris.

Segundo Grosseteste, o conhecimento da óptica nos ensina como fazer as coisas distantes parecerem próximas. Além disso faz as pequenas parecerem grandes:

“de tal forma que nos é possível ler as menores letras a uma distancia incrível, ou contar areia, grãos ou sementes de qualquer espécie de objetos diminutos.”

Mas ao que tudo indica, um dos instrumentos óticos mais famosos e importantes, o telescópio, só foi inventado no início do século XVII.  O telescópio foi consagrado por Galileu – Galilei. Foi fabricado quando a qualidade das lentes possibilitou um instrumento de melhor qualidade. Acredita-se que muito antes, no século XIII, Roger Bacon demonstrava conhecimentos suficientes para ter construído um telescópio. A maioria das pessoas não eram capaz de entender o aparelho, mas o teria visto como algo mágico ou misterioso.

Quer entender mais sobre os fenômenos óticos?

Assista a minha videoaula sobre o assunto.

videoaula ótica refração

Restaram dúvidas?  Pergunte aqui!

Mais de Professor Vasco

Raio Laser

O que é um raio laser? O termo laser é usado para...
Ler mais