Como funciona a televisão?

São tantos elétrons!

Saaaaaaaaaaaalvem queridões do MundoEdu!!! 😍

Ah, o réveillon! 🍾 Tempo de festas, de celebração de mais um ano que se passa, tempo de Roberto Carlos no Especial da TV. 😄

.
Pois falando em TV, me bateu uma curiosidade…

Você já parou para pensar como funciona a televisão? 📺

.

Sabemos que os televisores de tubo de imagem estão quase em desuso, tornando-se daqui uns dias peças de museu, mas você sabe como ele funciona? Sabe qual fenômenos físicos estão envolvidos? Sabe que pode cair na prova do ENEM sobre o seu funcionamento? Então presta atenção, que lá vem a explicação (textão)!! 📜

.
Na figura abaixo mostramos uma estrutura simples de um tubo de imagem de uma TV, tubo esse que também pode ser chamado “tubo de raios catódicos”.

A imagem apresenta o tubo de raios catódicos, entre o cilindro de elétrons e a tela, estão o cilindro de focalização e as bobinas defletoras.

.

Um emissor de elétrons, também chamado de canhão de elétrons, emite um feixe eletrônico acelerado por milhares de volts, ⚡️ que atinge a tela do televisor. Essa tela é pintada em sua parte interior com uma tinta fluorescente, de modo que ao ser atingido pelos elétrons do feixe se torne luminoso. A luminosidade do ponto depende do número de elétrons que atingem a esse ponto da tela.

.
Em seu trajeto, o feixe de elétrons pode ser desviado por um campo magnético criado por um cilindro de focalização. Esse campo magnético é variável de modo que faça os elétrons desviarem tanto na vertical como na horizontal, formando assim a figura observada pelo espectador.

.

Esse feixe de elétrons funciona como um “pincel eletrônico”, pintando na tela, conforme os desvios que sobre, a imagem da cena que está sendo transmitida.
Os pontos luminosos são “desenhados” na tela com tanta rapidez que os nossos olhos tem a sensação de uma imagem continua e em movimento, devido a persistência retiniana. Simultaneamente, há um controle sobre o numero de elétrons transportados pelo feixe, de modo a variar a luminosidade dos pontos da tela, e portanto, da imagem vista.

.

Grande abraço, e bons estudos!! 😘

.

Ficou com alguma dúvida? Pergunte!